O Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, Dom Vincent Nichols, explicou que a publicação da constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa Bento XVI sobre a admissão dos anglicanos na Igreja Católica, constitui um importante fôlego ao diálogo com eles e "terá importantes conseqüências" na Inglaterra.

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano em Roma, onde se encontra junto a outros bispos da Inglaterra em visita ad limina e depois ser recebido esta manhã pelo Santo Padre, Dom Nichols assinalou que "a reação a este documento é, em certo sentido, mesurada. Houve uma forte reação ao início, que os meios inflaram. Agora estamos em uma fase de avaliação, reflexão e oração".

Para uma "valoração completa da iniciativa do Papa –disse logo o também Arcebispo de Westminster– é necessário considerar o importante anúncio do início da terceira fase das conversas da ARCIC, a Comissão Internacional Anglicana Católica Romana. Em minha opinião, trata-se de duas coisas relacionadas".

Para o Prelado inglês, "a resposta do Santo Padre deu um estímulo positivo aos debates da ARCIC e a concomitância do lançamento da ARCIC III e a constituição apostólica Anglicanorum coetibus não é uma coincidência".

Finalmente o Arcebispo assinalou que "em nossa declaração conjunta, o arcebispo anglicano de Canterbury e eu dissemos que este passo da Santa Sé concluirá um período de incertezas e considero que isto foi uma contribuição positiva a um diálogo mais vasto entre a Igreja Católica e a comunhão anglicana em seu conjunto que terá importantes conseqüências neste país".