BUENOS AIRES, 14 de dez de 2009 às 11:23
O Arcebispo de Rosário na Argentina, Dom José Luis Mollaghan, explicou que uma universidade católica fiel à sua identidade está chamada a promover uma "nova síntese humanística", um saber iluminado pela fé.
Na Missa jubilar pelos 50 anos de vida da criação da Faculdade de Direito da Universidade Católica Argentina, de Rosário, o Arcebispo destacou que "a universidade católica, que é fiel a sua própria identidade deve fazer da inspiração cristã um ponto qualificado, e está chamada a promover uma ‘nova síntese humanística’, um saber que seja uma sabedoria capaz de orientar o homem à luz de seus primeiros princípios e de seus fins últimos, um saber iluminado pela fé".
Dom Mollaghan ressaltou que "a Universidade Católica Argentina foi criada sob o patrocínio da Santíssima Virgem e leva seu nome ‘Santa María de los Buenos Aires’. E Maria, Trono da sabedoria, cuja missa estamos celebrando, foi para a Universidade um convite permanente a procurar e encontrar nela, a sabedoria de Deus".
"Não tivesse sido possível seguir a meta proposta, crescendo e melhorando cada dia, - o qual se viu plasmado em mais de quarenta formaturas de advogados, e muitas outras das distintas carreiras de pré-universitário, graduação e pós-graduação- ; se não se recorreu a esta Sede da sabedoria, que nos anima e sustenta, e nos mostra em forma permanente o seu Filho Jesus Cristo", assegurou.
O prelado rosarino recordou que "a sabedoria eterna de Deus se fez carne no seio da Virgem, nela ficou a nosso alcance, e se aproximou de nós. Por isso podemos dizer que a Virgem, também mostrou à Universidade o seu Filho Jesus; e nela o encontramos sempre, como a Sede e o trono desta sabedoria do Verbo de Deus encarnado".

