Perto de 50 mil pessoas participaram em 28 de novembro na marcha "Costa Rica marcha pela vida e a família", e proclamaram um manifesto que pede às autoridades do país que rejeitem todo projeto de lei que atente contra estes valores fundamentais.

O texto compromete aos participantes "a defenderem toda vida humana" e que ela seja respeitada do momento da concepção até a morte natural. De igual maneira se manifesta a favor do matrimônio e a família "e por isso nos opomos e pedimos a nossos representantes no Poder Executivo, Assembléia Legislativa e Municipalidades, o rechaço de todo projeto de lei, política ou atividade institucional" que pudesse desnaturalizá-los.

"Comprometemo-nos a exercer nosso sagrado direito ao voto em forma responsável, fazendo-o por quem proponha e se comprometam a defender e promover desde seus cargos públicos a vida humana, o matrimônio e a família", afirmou o texto.

O evento foi organizado pelo Observatório Cidadão pela Vida e a Família, e conforme afirmou sua representante Alexandra Loría Beeche, a marcha foi "uma verdadeira festa pela vida e a família".