O Bispo de Pagadian (Filipinas), Dom Emmanuel Treveno Cabajar, pediu encarecidamente estabelecer contato direto com os seqüestradores do sacerdote missionário irlandês de 80 anos, Padre Michael Sinnott, pois “é urgente entregar-lhe os remédios que necessita para sua vida”.

Assim se expressou o Prelado em uma entrevista concedida à agência vaticana Fides, na qual pediu ademais “a toda a comunidade católica no mundo a unir-se às nossas preces”

“Sabemos que também o Santo Padre está próximo e reza pelo Pe. Sinnott. Imploramos a ajuda de Deus e pedimos a contribuição concreta de todas as pessoas de boa vontade que podem dar informação útil”, acrescentou.

De igual modo, Dom Cabajar assinalou que “atualmente estamos na fase de busca. Nós esperamos uma solução pacífica do problema, que não comporte um movimento militar e um derramamento de sangue”.

“O objetivo deve ser o de salvar a vida do Padre Sinnott, mas também a de seus seqüestradores. A vida de todo ser humano é sagrada. Rezamos e esperamos no início de uma negociação que conduza a uma solução pacífica”, indicou.

Do mesmo modo, o Prelado recordou aos seqüestradores que o Padre Sinnott “é um consagrado, um homem de paz, um homem comprometido ao serviço dos pobres”.

“Liberem-no neste Ano Sacerdotal, proclamado pelo Papa, que recorda o respeito, a dignidade e a obra preciosa desenvolvida pelos sacerdotes”, pediu o Prelado.

No dia 18 de outubro, na localidade de Pagadian onde foi seqüe