A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) enviou uma delegação a Cuba para visitar distintas paróquias em Havana, Olguín e Santiago de Cuba; para inspecionar a ajuda solidária depois dos furacões. Este apoio busca promover 11 projetos de desenvolvimento para a recuperação da Ilha.

A delegação, explica o Web site da USCCB, estará em Cuba desde hoje até na sexta-feira 21 de agosto e está conformada pelo Cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston; Dom Thomas Wenski, Bispo de Orlando; Dom Oscar Cantu, Bispo Auxiliar do Santo Antonio; e o P. Andrew Small, Diretor para a Igreja na América Latina da USCCB.

O Pe. Small explicou que "nossa principal tarefa é inspecionar o empréstimo extraordinário outorgado à Igreja em Cuba logo depois dos furacões do ano passado".

Depois destes desastres naturais, os prelados dos Estados Unidos outorgaram a Cuba 860 mil dólares; com mais de 250 mil no marco de 11 projetos diretamente relacionados à recuperação depois dos furacões. "Visitaremos as áreas afetadas e veremos como se foi avançando desde ano passado e revisaremos de qual outra forma podemos ajudar à Igreja em Cuba", acrescentou o sacerdote.