Os bispos da Província Eclesiástica Platense pediram aos cristãos que sejam generosos com os que sofrem pela gripe A e recomendaram que durante as Missas a Eucaristia se tome na mão; também anunciaram que "as confirmações, primeiras comunhões e outras celebrações maciças ficam suspensas até nova data".

Em um comunicado, os prelados indicaram que "não se suspendem as Missas nos Templos e Capelas mas se devem que aplicar as medidas necessárias para evitar o contágio" da nova gripe, além disso se omite o gesto da saudação da paz e "a comunhão se administrará na mão".

Os bispos expressaram sua preocupação pelo avanço da pandemia e elevaram orações para que esta chegue a seu fim. Enquanto, chamaram os argentinos a tomar em conta as disposições das autoridades sanitárias para evitar os contágios.

Com respeito às aulas escolares, o texto assinalou que estas podem oportunamente ser suspensas, "assim como os encontros catequéticos em paróquias e capelas".

Do mesmo modo, indicaram que "naqueles lugares onde se estabeleceram restrições para a celebração de reuniões maciças, os fiéis ficam dispensados do cumprimento do preceito dominical". Também pediram não ir às celebrações litúrgicas e reuniões quem apresenta sintomas ou estão em contato com pessoas afetadas.

"Os fiéis cristãos, nos lugares onde não há celebrações, ou os que não podem participar delas têm nos meios de comunicação (rádio e televisão) a possibilidade de seguir a Santa Missa e unir-se espiritualmente à sua celebração", assinalaram.