O Arcebispo da Chihuahua, D. José Fernández Arteaga, destacou em um artigo titulado "Pronunciar o rumo de nossa história" que depois das eleições deste domingo 5 de julho, o cristão "está comprometido a colaborar" com os que forem escolhidos, em defesa dos valores inegociáveis como a defesa da vida e a família.

O Prelado explica que "todos os cidadãos têm direito e ao mesmo tempo, dever de empregar seu voto livre, para promover o bem comum. A Igreja elogia e estimula o trabalho daqueles que, ao serviço do homem, consagram-se ao bem da coisa pública e aceitam as cargas deste ofício".

Seguidamente D. Fernández indica que "o cristão vai preparado a exercer este dever de forma responsável. Tem motivos objetivos para emitir seu voto livre e deliberado. Está disposto a aceitar ao que resulte eleito; e posto que nenhum eleito será capaz de cumprir suas responsabilidades e promessas sozinho: está comprometido a colaborar com o mesmo".

"Tudo isto não pode ir melhor 'ratificado' que pela fé na presença do Senhor que tudo o vê. O cristão sabe que 'não há autoridade que não provenha de Deus'. Deus aceita nosso sistema democrático nestes tempos para apresentar nosso candidato. Este é um sufrágio efetivo".

Por isso e para facilitar o cumprimento dos deveres cívicos neste domingo, o Prelado decreta dispensar na Arquidiocese da Chihuahua, "da obrigação do preceito dominical os que tenham cargos que realizar, incompatíveis com a obrigação. Igualmente aos que por transladar-se à urna em que lhes corresponda ajudar, tenham especial dificuldade no cumprimento do mesmo".

Depois de convidar a rezar pelas eleições e por ele, o Prelado faz votos para que no domingo 5 de julho, como cristãos "procuremos o progresso de nossa Pátria por caminhos de paz".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: