MADRI, 16 de mai de 2009 às 19:55
A fundadora das Damas de Branco, Blanca Reyes Castañón; e o representante do Movimento Cristão Liberação (MCL) na Espanha, Carlos Payá; participarão da mesa redonda organizada pela União Progresso e Democracia (UPyD), titulada “UPyD e Cuba: uma voz de liberdade na Europa”, na próxima terça-feira 19.
Através de um comunicado, UPyD explicou que em um contexto no que “tudo parece indicar que em Cuba começa uma nova era”, é “especialmente interessante manter um debate em relação à situação política da ilha e sobre tais propostas de reforma, que ademais em alguns aspectos se inspiram no modelo de transição política espanhola”.
Nesse sentido, indicou que o evento serve para “dar a oportunidade a diversas organizações do exílio cubano na Espanha, para que possam informar à opinião pública sobre sua postura política, suas propostas de reforma, assim como de seu compromisso político com o re-estabelecimento dos direitos humanos em Cuba e com a defesa da democracia”.
O texto recordou que as Damas de Branco e o MCL foram condecorados com o prêmio Sajarov. “Em plena pré-campanha às eleições européias, UPyD tem o compromisso de defender na câmara européia a mensagem de Andrei Sajarov ‘paz, progresso e direitos humanos: estes três objetivos estão indissoluvelmente ligados entre si; é impossível alcançar um sem tomar em conta os outros’”.

