O Arcebispo de Valência, Dom Reinaldo Del Prette, lamentou o “arremesso completo” contra o Estado de Direito que está levando a um colapso na Venezuela, em referência à polêmica lei de centralização.
“Eu acredito que isto tem que chegar a uma desembocadura, porque as coisas não podem seguir assim. Venezuela não é Cuba, mesmo que o modelo se parece muito, com uma Assembléia Nacional em que, apenas o Presidente diz algo, atua imediatamente, ao igual a todos os poderes. Ainda temos a vantagem de contar com alguns meios para opinar livremente e temos eleições onde podemos expressar o que não é”, afirmou em declarações difundidas pelo jornal El Carabobeño.
Do mesmo modo, assinalou que as expressões do Presidente da República e de funcionários do governo para os bispos “estão fora de ordem em uma sociedade civilizada. Não obstante, como dizem na linguagem popular, isso não nos afeta”.
Dom Del Prette também informou que  de 1 a 18 de junho, os bispos da Venezuela realizarão sua primeira visita ad limina ao Papa Bento XVI, para lhe informar sobre a situação de sua respectivas dioceses e arquidioceses.