O Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano, pediu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), cessar as hostilidades e lhes lembrou que é o país quem exige liberar a todos os seqüestrados porque desta maneira “poderão também encontrar um caminho para reintegrar-se à sociedade”.
Ao presidir a cerimônia por Domingo de Ramos, o Cardeal apoiou o convite do Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, para que a guerrilha cesse suas ações violentas durante quatro meses a partir do início da Semana Santa com o fim de cercar negociações de paz. “Eles que tantas vezes apelam à bondade da Igreja, por que não têm uma consideração nesta Semana Maior e começam um processo de quatro meses sem atividades terroristas?”, assinalou recentemente o mandatário.
O Cardeal Rubiano afirmou que “tudo o que se faça para construir a paz é importante e merece o apoio dos colombianos”. Acrescentou que a Igreja “sempre esteve e seguirá disposta a colaborar” em tudo aquilo que sirva para pôr fim a um conflito que já leva quatro décadas e meia.
Por sua parte, em declarações a uma rádio local, o Arcebispo de Tunja, Dom Luis Augusto Castro, apoiou também o pedido de Uribe e indicou que embora “em alguns momentos disse que não dialogará, repensou e se deu conta de que todo este conflito tem uma única saída e é o diálogo”.