O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares, criticou a ampliação da lei do aborto que prepara o Executivo na Espanha, aduzindo que “vai em contra do homem, não só contra os planos de Deus”.
“Não podemos nos resignar a isto, em sério, e não é uma questão política, é uma questão de humanidade, de verdadeira humanidade. Não é uma questão de partido, bem sabe Deus que não faço nenhuma questão política com isto, mas sim que digo que não podemos voltar a rechaçar a Cristo onde está todo o amor, onde está toda a verdade e a grandeza do homem, que deve ser respeitada”, assinalou.
“É necessário dizê-lo, não posso ver uma ampliação de lei do aborto”, disse o Cardeal Cañizares durante a homilia que pronunciou na Catedral com motivo da celebração do Domingo de Ramos, onde criticou aos que se submetem à decisão, ao que um homeme quer fazer ou o que uma mulher quer fazer com seu corpo”. 
O Cardeal de Toledo também teve palavras de alento para os jovens que hoje procuram a Deus "porque procuram a paz, a felicidade, a alegria",  aos "tantos milhares de jovens" espanhóis que neste domingo se reuniram na Praça de São Pedro de Roma, com o Papa Bento XVI, celebrando o início da Semana Santa.