O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, presidiu a cerimônia do início do Ano Pastoral 2009 na Arquidiocese, e afirmou que um dos objetivos é que “em nossa Igreja inteira aconteça um despertar missionário” e que viva “em permanente estado de missão”.
O Cardeal afirmou que a missão arquidiocesana vai em sintonia com os objetivos traçados pelos bispos latino-americanos em Aparecida. “Queremos viver em uma Igreja que implora permanentemente ao Espírito Santo e que sai permanentemente do Cenáculo enviada Por Deus na força de seu amor. Isto é fundamental”, afirmou.
Nesse sentido, o Cardeal Errázuriz assinalou que “não obteríamos nada (…) sem a força do Espírito Santo e sem a irrupção do Espírito em um novo Pentecostes em nossa Igreja”.
O Arcebispo também recordou que o ponto de partida de cada dia é “o encontro com o Jesus Cristo”. “Perderia toda sua vitalidade, todo o esforço missionário que queremos fazer se não estivesse sempre renovando o ardor no encontro com o Jesus Cristo”, indicou.
Por sua parte, o novo Vigário Geral de Pastoral, Pe. Cristián Precht, apresentou aos milhares de participantes da cerimônia, o Plano Pastoral de Santiago para os próximos quatro anos.
O sacerdote disse que nenhum católico “pode subtrair-se” à Missão Continental em Santiago. A missão, explicou, “não se trata de ações missionárias, mas sim de um processo que começa agora e que se prolongará no tempo em distintos passos, muito especialmente ao serviço dos irmãos que se sentem mais longe de nossa comunidade eclesiástica”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: