A Comissão de Conciliação Nacional (CCN) deu a conhecer o lançamento ante os grêmios econômicos do país da proposta para um "Acordo Nacional pela Paz e a Reconciliação na Colômbia".
O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia e a sua vez da CCN, Dom Rubén Salazar Gómez, afirmou que com esta iniciativa se busca construir “uns consensos mínimos que permitam ao país encontrar os roteiros que possam nos unir na construção de uma Colômbia mais justa, mais fraterna e em paz. E dessa maneira também contribuir eficazmente ao afastamento do conflito armado e do conflito social em geral”.
Segundo precisa a nota de imprensa do sítio web do Episcopado colombiano, o Presidente da Associação Nacional de Industriais (ANDI), Luis Carlos Villegas, assegurou a seu turno que esta iniciativa apresentada pela CCN é “plenamente endossável pelas organizações empresariais”. Disse que conta com “todo o nosso apoio”, comprometendo-se a tomar parte e a socializar a proposta e seus alcances no seio do Conselho Corporativo que preside.
Ao apresentar os aspectos centrais desta iniciativa de acordo Nacional, Augusto Ramírez Ocampo, membro da CCN, explicou que durante nos próximos meses vão se levar a cabo consulta e reuniões com diferentes setores ou estamentos da sociedade colombiana, para “ir tecendo lentamente uma rede”.
Com isto, explicou se espera chegar "a um texto de comum acordo, que deve ser simples como um anel, que seja compreensível por todo mundo. Que seja tão fácil de entender que não requeira maiores explicações, que seja a expressão da alma nacional”, que represente os pontos básicos de uma política de paz e reconciliação que permita superar a confrontação armada que vive a Colômbia e encontrar uma saída negociada.
Mais informação: ccncol@cable.net.co

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: