Em sua edição de hoje, L'Osservatore Romano (LOR) publica o íntegra do projeto de lei, composto por um artigo único, que poderia aprovar-se no Parlamento italiano entre na quarta-feira ou quinta-feira e que salvaria a vida a Eluana Englaro, a italiana em estado de coma há 17 anos a quem desde sexta-feira se lhe suspendeu paulatinamente a alimentação e hidratação através de sondas.

O texto do artigo, publicado pelo LOR, é o seguinte: "Em espera da aprovação de uma completa e orgânica disciplina legislativa em matéria do fim da vida, a alimentação e a hidratação, assim como formas de sustento vital e fisiologicamente orientadas a aliviar o sofrimento, não podem em nenhum caso ser suspensas por quem assiste a sujeitos que não estão em capacidade de prover-se a si mesmos. A presente lei entra em vigor o mesmo dia de sua publicação na Gazzetta Ufficiale".

O texto, acrescenta LOR, "vai acompanhado de uma relação em que se enquadra juridicamente, em particular em relação às sentenças da magistratura".

Depois de comentar a breve conversa telefônica do sábado sustentado entre o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano; e o Presidente italiano, Giorgio Napolitano, sobre o caso de Eluana Englaro; LOR precisa que este projeto de lei poderia "ser votado na sala na quarta-feira ou, no máximo, ao dia seguinte".