O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanyslaw Rylko, afirmou que "chegou o tempo de nos liberar de nossos falsos complexos de inferioridade diante do chamado mundo leigo para ser valorosamente nós mesmos, discípulos de Cristo".

Em sua intervenção durante a inauguração da Assembléia Plenária deste dicastério que este ano trata o tema "A vinte anos da Christifideles laici: memória, desenvolvimento e novos desafios e tarefas", o Cardeal precisou que "nosso verdadeiro problema não é ser uma minoria, mas sim ter chegado a ser voluntariamente marginais, irrelevantes, por falta de valor, para que nos deixem em paz, por nossa mediocridade".

Conforme informa L'Osservatore Romano, o Cardeal Rylko denunciou logo a "ditadura do relativismo" atual que descreve o Papa Bento XVI com precisão, em meio da qual não existe uma verdade única.

"Está ganhando terreno –prosseguiu– a pressa por criar um 'homem novo', completamente afastado da tradição judeo-cristã, um novo 'ordem mundial', uma nova 'ética global'", com o que surge um "novo anti-cristianismo" que faz aceitar como "politicamente correto atacar aos cristãos e aos católicos em particular. Quem quer viver e atuar segundo o Evangelho de Cristo deve pagar o preço em meio das liberalíssimas democracias ocidentais".