O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, anunciou que o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para a 63º Jornada Mundial das Comunicações Sociais é "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade". Do mesmo modo, indicou que a mensagem será dada a conhecer em 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, Padroeiro dos jornalistas.

Ao anunciar o tema desta Jornada, que em quase todos os países se celebrará em domingo 31 de maio de 2009, o Arcebispo indicou que com a mensagem para esta ocasião o Santo Padre "põe-nos diante de um autêntico programa de trabalho". É "um compêndio dos compromissos e das responsabilidades que a comunicação e os profissionais da comunicação estão chamados a assumir em primeira pessoa em um tempo tão fortemente caracterizado pelo desenvolvimento das novas tecnologias, que, de fato, criam um novo ambiente, uma nova cultura", acrescentou.

"Resulta evidente o sentido de confiança do Papa ante as possibilidades dos meios de comunicação", assinalou o Prelado, que considera que "os meios podem ser de grande ajuda para favorecer um clima de diálogo e de confiança".

"Sublinhar o fato de que aos novos meios devem corresponder novas relações significa tocar profundamente a relação sobre a que vive e se desenvolve a comunicação: o avanço dos instrumentos não significa simplesmente um passo à frente, em sentido técnico, senão que sempre cria novas condições e possibilidades para que o ser humano utilize e invista estes recursos para o bem comum e os ponha como base para um crescimento cultural amplo e difundido", explicou.

Do mesmo modo, Dom Celli anunciou um seminário que se realizará em março de 2009 no que participarão os bispos responsáveis pela comunicação, organizado em colaboração com os professores universitários peritos nos meios, "para formular uma pastoral dos meios de comunicação social mais precisa e moderna".