O Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez Fernández, e o Diretor do Centro de Estudos Árabes Cristãos (CEDRAC), Pe. Samir Khalil Samir, inauguraram o VIII Congresso Internacional Árabe Cristão no Seminário Diocesano São Cecilio, Granada.
O Congresso se enquadra nos encontros internacionais que se celebraram durante esta semana no Seminário São Cecilio, com o lema “além das fronteiras”.
Segundo a nota de imprensa do Secretariado de Meios de comunicação Social do Arcebispado de Granada, o evento se inaugurou com a intervenção do Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez Fernández, e contou com a presença de pessoas procedentes de todo o mundo, especialmente de regiões árabes.
O congresso abordou a temática da vida, arte e literatura de fala siríaca e das comunidades cristãs de língua árabe sob as exposições de diferentes personalidades internacionais especializadas no tema, entre as que destacam o Pe. Samir Khalil Samir, Diretor do CEDRAC e docente na Universidade Saint Joseph de Beirut quem interveio com a exposição “Lembrança de cinco manuscritos árabes dos coptos”.
O evento se levou a cabo graças à colaboração indistinta do CEDRAC, o Centro Internacional para o Estudo do Oriente Cristão e a Universidade Santo Espírito de Kaslik, entre outras entidades.