O Presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis, lançou a Grande Missão Continental ao término da Missa de encerramento do 3 Congresso Americano Missionário (CAM 3); como fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe que se realizou em Aparecida, Brasil em 2007.

Em sua mensagem, o também Arcebispo de Aparecida destacou que "conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que alguém pode receber, e havê-lo encontrado na fé é o melhor que se possa fazer". "Anunciá-lo a outros é a nossa alegria", disse.

"O Santo Padre Bento XVI e a V Conferência do Episcopado Latino-americano e o Caribe realizada em Aparecida em 2007 convidam a uma missão evangelizadora que comprometa a todas as forças do povo de Deus", prosseguiu.

Depois de precisar que esta grande missão tem como protagonistas a todos os católicos, o Prelado disse que o objetivo desta é também "promover a consciência e a ação missionária permanente para que o espírito missionário penetre todas nossas vidas e as estruturas das Igreja".

"Com o Espírito Santo queremos renovar nosso compromisso de seguir unidos a , caminho, verdade e vida, e assim ser discípulos obedientes de seu mandato", acrescentou ao término da Missa presidida pelo Primaz da América e Enviado Especial do Papa para esta ocasião, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez.

Finalmente, Dom Damasceno fez votos para que inspirados em São Paulo e os Santos do nosso continente, "iniciemos nossa Missão Continental permanente", que se consagra à Virgem Maria, sob a advocação de Nossa Senhora de Guadalupe.

Como expressão do lançamento da Missão Continental, os distintos presidentes das conferências episcopais receberam uma Bíblia e uma réplica do retablo (tríptico) que se obsequiou ao Santo Padre em Aparecida em maio de 2007 e que ele deixou como oferenda a todos os bispos do continente.