Uma análise da Universidade de Virgínia de três das mais importantes pesquisas nacionais nos Estados Unidos demonstra que os casais casados que vão a alguma igreja juntos são mais felizes que os que vão poucas vezes ou nunca vão; e têm menos probabilidades de divorciar-se.

O sociólogo W. Bradford Wilcox desta casa de estudos tomou os dados das General Social Survey (GSS), a National Survey of Families and Households (NSFH), e a National Survey of Family Growth (NSFG), com os que pôde concluir que os casais casados que vão à igreja são "muito felizes", mais do que os que nunca vão; conforme indicou ao Cybercast News Service.

"Ir à igreja parece ser que não só ajuda aos casais a estar juntas. Quando o fazem, são significativamente mais felizes em seus matrimônios e têm menos probabilidades de divorciar-se, comparadas com os casais que não vão a uma igreja. Diria que ir à igreja é um componente benéfico para o matrimônio quando se faz juntos", disse.

O culto religioso, explica, proporciona "aos casais uma fé que as ajuda a entender o sentido das dificuldades em suas vidas –do desemprego até a enfermidade– que podem danificar seus matrimônios. Então, em uma palavra o casal que reza unido se mantém unido".

Para Wilcox, os homens e mulheres com uma vida ativa em alguma igreja "vêem-se diferentes na esfera marital. Ao menos neste campo, a fé não trabalha sozinha. Tem que combinar a fé e o trabalho para desfrutar de um matrimônio estável. Necessita uma mensagem consistente, confiar, e o apoio de uma comunidade eclesiástica que te possa dar um benefício real da fé religiosa".