O Bispo Vigário para o Israel do Patriarcado Latino de Jerusalém (católico), Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, deu a conhecer ao jornal L'Osservatore Romano que os peregrinos em Terra Santa estão em vertiginoso aumento, que permite que se promova à Igreja no Israel e a paz no Meio Oriente.

Assim o confirma ao mesmo jornal o Pe. Gianfranco Pinto Ostuni, Diretor do Escritório de Peregrinações das Delegações de Roma a Terra Santa, quem explica que desde junho de 2008 até janeiro de 2009 já programou 27 peregrinações. "Temos quase dobrado as viagens com respeito a 2007. Basta pensar que só na última Páscoa os peregrinos italianos em Jerusalém foram 45 mil".

Os peregrinos italianos em Terra Santa em 2006 foram 58 mil, em 2007 82 mil; e para 2009 se espera "que cheguem pelo menos a cem mil", comenta por sua vez Maurizio Baiocchi, administrador delegado da Brevivet, uma das promotoras do turismo religioso nesta região.

De outro lado, o custódio de Terra Santa, o sacerdote franciscano Pierbattista Pizzaballa, prevê para 2009 a chegada, entre outros, de um milhão de peregrinos russos "favorecidos por um acordo que o Israel realizou com a Rússia que os exonera de obter o visto para ingressar no país".

"Sempre no próximo ano, esperam-se peregrinos de Emirados Árabes Unidos, em visita a esplanada do templo aonde se encontram as mesquitas de Omar e Al Aqsa. Estes muçulmanos visitarão também o Santo Sepulcro, em comemoração a Jesus, considerado um profeta do Islã", acrescenta o presbítero.

Outro franciscano da custódia de Terra Santa e professor no "Biblicum" de Jerusalém, Frederic Mannes, assinala que "nossos cristãos operam em grande parte no setor do turismo religioso. Ver tantos peregrinos de todas parte do mundo faz diminuir o sentimento de abandono que com freqüência os acompanha. A tendência de nossos cristãos, em contato com os judeus e a globalização, é a de esquecer sua identidade religiosa. A partir da chegada dos peregrinos pode nascer também para eles um redescobrimento de sua fé".