Ante o rumor propagado pelo jornal italiano La Reppublica de que o Cardeal Christoph Schönborn poderia converter-se no novo Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, o porta-voz da Arquidiocese de Viena, Erich Leitenberger, indicou na rádio austriaca Stephanscom que dita informação é um "fundamento inconsistente".

Em 25 de maio, o jornal italiano La Repubblica publicou um artigo escrito por Marco Politi no que fazia uma "análise geral" da Assembléia Geral da Conferência Episcopal Italiana.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ao comentar a mencionada informação sobre o Arcebispo de Viena, Politi disse que existe uma possível mudança de pessoal no âmbito eclesiástico que se dará logo na Itália e na Santa Sé. Entretanto afirmou que "até que o Papa não assine tudo pode ser questionado". Por sua parte o diário alemão Der Standard, ecoando a La Republicca, assegurou que no caso que o Cardeal Schönborn assuma o posto, o Arcebispo William Levada, teria que retornar novamente aos EUA.

Diante desta situação, em 27 de maio passado o porta-voz da Arquidiocese de Viena, Erich Leitenberger, disse em radio Stephanscom que "o rumor foi posto sobre a mesa inúmeras vezes" e "não tem nenhum fundamento na realidade".