O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, agradeceu à associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) sua contribuição à aproximação entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa, ao assistir a esta em suas necessidades pastorais e materiais.

Durante um encontro com os diretores de AIN, o Cardeal reafirmou o compromisso da Santa Sé por seguir trabalhando na unidade das Igrejas Católica e Ortodoxa. Afirmou que neste sentido, AIN, em sua qualidade de associação dependente da Santa Sé, exerce um elo de união entre ambas as Igrejas.

Por sua parte, o Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, lembrou as amplas coincidências na fé entre estas duas Igrejas. Como exemplo, mencionou a sacramentalidade e estrutura episcopal; assim como os Santos venerados por ambas.

AIN, além de enviar ajudas à formação de seminaristas e sacerdotes ortodoxos, também se preocupa com informar objetivamente sobre a Igreja Católica na Rússia, a cooperação de ambas as Igrejas na programação oferecida pelos meios de comunicação russos e as reações –altamente positivas– ao documentário sobre o Papa Bento XVI, emitido pela televisão pública russa em 16 de abril.