ROMA, 21 de mai de 2008 às 05:45
O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, agradeceu à associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) sua contribuição à aproximação entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa, ao assistir a esta em suas necessidades pastorais e materiais.
Durante um encontro com os diretores de AIN, o Cardeal reafirmou o compromisso da Santa Sé por seguir trabalhando na unidade das Igrejas Católica e Ortodoxa. Afirmou que neste sentido, AIN, em sua qualidade de associação dependente da Santa Sé, exerce um elo de união entre ambas as Igrejas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por sua parte, o Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, lembrou as amplas coincidências na fé entre estas duas Igrejas. Como exemplo, mencionou a sacramentalidade e estrutura episcopal; assim como os Santos venerados por ambas.
AIN, além de enviar ajudas à formação de seminaristas e sacerdotes ortodoxos, também se preocupa com informar objetivamente sobre a Igreja Católica na Rússia, a cooperação de ambas as Igrejas na programação oferecida pelos meios de comunicação russos e as reações –altamente positivas– ao documentário sobre o Papa Bento XVI, emitido pela televisão pública russa em 16 de abril.

