O jornal ABC informou que o Bispo de Córdoba, Dom Juan José Asenjo, rechaçou a proposta de realizar um espetáculo de luz e som na Catedral local como novo atrativo turístico noturno da cidade.

Segundo o jornal, em um encontro com os meios, Dom Asenjo rechaçou “determinados espetáculos” que “não casam” com a Catedral e esclareceu que a Igreja não tem uma postura “obstrucionista” frente ao “progresso de Córdoba” ou a “colaboração com a Prefeitura, as empresas e a cultura”, mas “tudo tem um limite”.

O governo e os empresários locais tinham reforçado sua pressão para o Bispado para obter uma vênia para o espetáculo multimídia apresentando-o como uma visita guiada ou montagem áudio-visual.

Entretanto, o Bispo considerou decisivo uma análise técnica realizada por vários arquitetos à proposta, segundo o qual existem riscos de incêndio devido à sobrecarga elétrica, aspectos estéticos e de mero conteúdo divulgativo.

“A Catedral se explica em si mesma sem apoios extras que a ocultem. Podemos admitir concertos de música com inspiração religiosa, ou um auto sacramental ou outras manifestações com carimbo  religioso, mas não se pode desvirtuar a identidade mais genuína da Catedral, onde está o Senhor e é a mãe de todas as Iglesias da diocese”, indicou.