O jornal espanhol La Razón informou que a Igreja Católica dirige na Espanha quatro mil e 492 centros sociais e de caridade nos que atende a quase um milhão 900 mil pessoas por ano.

Segundo a publicação, a Igreja no país conta com 84 hospitais, 69 ambulatórios e dispensários; quase 900 lares para anciões, doentes crônicos e deficientes; 259 orfanatos dos que se beneficiam mais de 26 mil crianças e 151 consultórios familiares.

Só no ano 2005, 1 877 446 pessoas se beneficiaram da ação caridosa e social da Igreja na Espanha. "trata-se de uma gigantesca obra em que estão envoltos milhares de sacerdotes, religiosas e leigos voluntários", assinala La Razón.

Os dados correspondem a um estudo da Confer, que mostra que quase uma de cada quatro estruturas sanitárias na Espanha está em mãos da Igreja.

"As congregações mais ativas na ação caridosa são as Irmãs dos Anciões Desamparados, que atendem a 15.300 pessoas ao ano. As Irmãzinhas dos Pobres dão serviço a cerca de 5.800 anciões, e as Irmãs Hospitalares do Sagrado Coração de Jesus atendem a uma média de 20.000 pessoas maiores ao ano. Entre as ordens masculinas destacam os Camilos e os Irmãos de São João de Deus, que atendem diferentes centros hospitalares, psiquiátricos e de assistência geriátrica", adiciona o jornal.