O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, exortou a construir com valores evangélicos um verdadeiro humanismo de empresa, em um encontro com profissionais e empresários italianos.

Assim o indicou em seu encontro com os membros da União Cristã de Empreendedores e Dirigentes da Seção de Roma nesta quarta-feira 12 de março na Basílica de São joão de Latrão; conforme informa o jornal oficioso do Vaticano, L'Osservatore Romano.

"É por Cristo morto e ressuscitado por quem devem deixar-se guiar em suas opções e decisões. Animador por seu Espírito deixem-se impregnar para transmitir o rico patrimônio de valores que receberam, saibam testemunhar uma consciência empreendedora sempre iluminada pela ética da responsabilidade e pelas competências e valores que podem contribuir a um verdadeiro humanismo de empresa", alentou-os o Cardeal Bertone.

O Cardeal italiano também convidou aos pressentes a conceber a atividade trabalhista "como um dom, como uma verdadeira missão", em que devem fazer resplandecer uma alta moralidade profissional, "uma moralidade que coloque ao centro as relações de trabalho, a proteção e a promoção do crescimento da pessoa humana, a equilibrada utilização dos bens da terra, o respeito ao ambiente".

De fato, prosseguiu, "em uma época assinada pelo vasto fenômeno da globalização" é necessário esforçar-se por "um correto exercício da empresa e as profissões para obter frutos dos talentos que as Providência divina lhes confiou para favorece um progresso econômico e social atento ao bem-estar integral do homem e a sociedade".

"A Igreja conta com vocês. Faço-me intérprete do alento de Sua Santidade que envia a todos sua saudação e sua bênção", porque é grande "a missão que estão chamados a cumprir", precisou o Cardeal.

"Empreendedores, profissionais, dirigentes cristãos estão chamados hoje a uma maior consciência de sua responsabilidade ainda maior por ser fermento evangélico na sociedade, seguindo sempre fielmente os ensinamentos da doutrina social da Igreja", destacou o Secretário de estado.

O Cardeal Bertone fez também um breve repasso ao vivido e apreciado em seus últimos viagens a Cuba, Armênia, e Azerbaijão.