O Bispo de Punta Arenas (Chile) Dom Bernardo Bastres, denunciou que na atualidade a vida de um cão tem mais valor legal que o direito dos seres humanos.

 

O Prelado fez esta declaração como resultado da praga de cães nas ruas que assediam o centro de Punta Arenas, e que se converteram em um problema de saúde pública, devido a que as autoridades políticas não querem tomar ações por temor a ser considerados "insensíveis" com os animais.

 

"Nestes momentos um cão tem mais direitos que uma pessoa", disse Dom Bastres, quem denunciou que o atual governo "está ditando normas sobre a vida humana, como a legalização da chamada ‘pílula do dia seguinte’ e outras políticas referidas ao controle da natalidade", mas não se decidem a tomar ação frente à praga de cães sem dono. "Isto é inconseqüente, já que os temas que têm que ver com a vida das pessoas merecem ser apoiados e discutidos no Congresso, porque têm que ver com a regulação da natalidade do país, não assim os direitos de um animal", adicionou.

 

O Prelado recordou que quando os bispos chilenos se opuseram à norma do governo que obrigava a distribuição da droga abortista Postinor II, o Ministério de Saúde assinalou que esta era "uma norma de bem comum".

 

"Entretanto, com o problema que temos com o excesso de cães, resulta que não se dita uma norma, senão que devemos esperar uma lei"; adicionou Dom Bastres. "Quer dizer, na prática nos estão dizendo que um cão é mais importante que regular a vida de um ser humano".

 

"Certamente se estão trocando os valores, já que se normatiza simplesmente sobre a vida humana, mas se fazem leis para os cães".

 

Segundo o Bispo, perante o problema de saúde que os cães estão significando para os habitantes "o ministério (de Saúde) deveria tirar uma norma, e pelo bem da comunidade, os cães que não tenham dono se deveriam sacrificar".

 

"Mas vão passar dez anos até que saia uma lei sobre os cães", concluiu.