Ao receber esta segunda-feira aos membros do Colégio de Postuladores para as Causas de Beatificação e Canonização da Congregação para as Causas dos Santos, o Papa Bento XVI destacou que também na atualidade surgem modelos de Santos para nossos tempos.

No discurso que lhes dirigiu, o Papa falou em primeiro lugar do iminente 25 aniversário da promulgação da constituição apostólica Divinus perfectionis Magister, de 1983 com a que João Paulo II estabelecia a revisão do procedimento das Causas dos Santos para responder aos desejos de especialistas e pastores que solicitavam "nas causas de beatificação e canonização, maior agilidade de procedimento, mantendo sempre a solidez da investigação em um campo tão importante para a vida da Igreja".

O Pontífice recordou que "através das beatificações e as canonizações a Igreja dá graças a Deus pelo dom de seus filhos que souberam responder com generosidade à graça divina, as honra e os invoca como intercessores"; e "apresenta estes fúlgidos exemplos para que os imitem todos os fiéis chamados com o batismo à santidade, a meta proposta para qualquer tipo de vida".

O Papa Bento destacou além que, "as comunidades eclesiásticas se dão conta da necessidade que, também em nossa época, haja testemunhas capazes de encarnar a verdade perene do Evangelho nas circunstâncias concretas da vida, fazendo deles uma instrumento de salvação para o mundo inteiro".

"Os Santos, se se apresentarem adequadamente em seu dinamismo espiritual e em sua realidade histórica, contribuem a fazer mais acreditável e atrativa a palavra do Evangelho e a missão da Igreja. O contato com eles abre o caminho a verdadeiras ressurreições espirituais, a conversões duradouras, ao florescimento de novos Santos".