O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, assinalou que os bispos reunidos na V Conferência Geral do Episcopado realizada em Aparecida, Brasil, convidam aos comunicadores a "pôr o rosto de Cristo nos espaços da vida cotidiana da sociedade".

Em uma mensagem dirigida aos "comunicadores católicos do Continente da Esperança" com ocasião de celebrar-se hoje a Festa da Virgem de Guadalupe, o Arcebispo comentou que a nova encíclica do Papa Bento XVI Spe Salvi, ilumina esta expressão e "alimenta nossa consciência cristã".

Depois de destacar que com a V Conferência Geral, os pastores da América Latina "quiseram responder aos desafios do tempo atual convidando a todos os cristãos a viver um verdadeiro itinerário de discipulado", Dom Celli explicou que o primeiro passo desta caminho "é um encontro pessoal com o Senhor Jesus, uma experiência de profunda amizade com Ele, sem a qual a vida cristã simplesmente não existe".

"Acredito que como pessoas de comunicação podemos impulsionar especialmente agora este primeiro passo. Não queiramos ‘queimar etapas’, pois a conduta segundo o Evangelho é autêntica apenas se surgir dessa relação viva e pessoal de abertura a Cristo que nos oferece como Salvador", disse o Prelado vaticano.

Em seguida animou a pensar "como podemos, em nossos campos específicos de ação, favorecer que os leitores, ouvintes, telespectadores, usuários..., encontrem Jesus Cristo naquilo que comunicamos". "Se obtivéssemos que nossos interlocutores e destinatários encontrassem ao Senhor em nossas obras de comunicação, podemos estar seguros de que Ele fará frutificar o esforço. E depois do primeiro passo virá o segundo e assim sucessivamente", afirmou.

O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais insistiu em seguida a ser "dóceis como foi Maria de Guadalupe, assinalada por João Paulo II como ‘modelo de uma evangelização perfeitamente inculturada’" já que constitui "uma comunicação amorosa e cheia de aceitação pelo mundo do outro, de uma vez que exerce um efeito dinamizador que muda para sempre ao interlocutor".

Depois de recordar que São Juan Diego, ante a Virgem de Guadalupe, "vê-se reconhecido em sua profunda dignidade de ser humano, e mais ainda, elevado a uma alta tarefa: é enviado em missão para ser portador de uma mensagem que lhe supera", o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais fez votos para que "o Senhor ilumine a todos neste formoso tempo litúrgico, e que compartilhemos com a família, e também com as pessoas necessitadas, tantos bens que recebemos. De minha parte e de meus colaboradores, Feliz Natal!"

Para escutar o texto lido pelo Dom Celli, acesse www.pccs.it