O Papa Bento XVI recebeu esta manhã em audiência privada ao Primeiro Ministro da Eslovênia, Janez Janša, quem convidou ao Santo Padre a visitar seu país em 2009 "com ocasião do Ano dos Jovens e da clausura do Congresso Eucarístico Nacional".

Conforme informa o Escritório de Imprensa da Santa Sé o Primeiro Ministro "foi recebido pelo Santo Padre Bento XVI e, sucessivamente, encontrou-se com o cardeal secretário de estado, cardeal Tarcisio Bertone".

Janša, diz o comunicado, "expressou o reconhecimento da Nação eslovena pela atenção manifestada pela Santa Sé da independência" e "informou além a respeito das prioridades e as iniciativas principais do próximo semestre de presidência eslovena da União Européia (janeiro-junho 2008)".

Neste sentido, o Cardeal Bertone "expressou os melhores desejos para que o semestre de presidência eslovena traga resultados positivos, de modo particular para a estabilidade e a paz no sudeste europeu".

"Finalmente, se trataram algumas questione bilaterais, como o processo de devolução dos bens eclesiásticos nacionalizados durante o regime comunista e as perspectivas de criação do ordinariato militar", conclui o comunicado.