PRAGA, 29 de out de 2007 às 07:24
A Conferência Episcopal de República Tcheca negocia com o governo deste país um reembolso que o Estado deve pagar em cotas durante 60 ou 70 anos; por todas as expropriações que o regime fez à Igreja desde 1948.
Conforme informou o Presidente do Episcopado e Arcebispo de Omolouc, Dom Jan Graubner, em uma entrevista concedida ao jornal católico tcheco Katolicky tydenik, seriam vários milhões de euros os que o governo deve pagar à Igreja pelas expropriações de propriedades que o regime comunista realizasse a Igreja desde fevereiro de 1948 e que agora estão em uso ou já não vão ser devolvidas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Este assunto foi tratado em uma reunião em que participaram Dom Graubner, Pavel Cerny, Presidente do Conselho Ecumênico das Igrejas; Vaclav Jehlicka, Ministro da Cultura; e o Vice ministro Jaromir Talir.
Jehlicka entregou ao Dom Graubner um projeto de lei apresentado por ele e pelo Ministro das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg; no que se precisam os termos nos quais se faria o acordo para o reembolso.

