Um grupo de jovens protagonizou um protesto pacífico contra a participação do Bispo Emérito de San Cristóbal de las Casas, Dom Samuel Ruiz, no Fórum Mundial de Culturas que se celebra em Monterrey e que conta entre seus convidados principais ao teólogo libertacionista e ex-sacerdote Leonardo Boff.

O Fórum é um evento que se realiza a cada quatro anos com o fim de "pensar e propor soluções às problemáticas referidas à diversidade cultural, o conhecimento, a paz e a sustentabilidade". Entretanto, para vários seus críticos primeira edição realizada em Barcelona no ano 2004 foi um terminante fracasso.

Vários jovens chegaram à sede deste evento enquanto o Bispo se encontrava participando de um painel do Encontro Inter-religioso, celebrado no marco do Fórum.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Os jovens levaram faixas com lemas como "Samuel Ruiz. Olhe como deixou San Cristóbal".

Um dos manifestantes, identificado como José Torres, pediu sem êxito um encontro com o Bispo e declarou à imprensa que "quando a pastoral se centra quase exclusivamente nas questões materiais pode inclusive fraturar a fome de Deus que têm os povos".

O manifestante lamentou que quando Dom Ruiz deixou a diocese de San Cristóbal de las Casas mais de 30% das crianças não tinham recebido o Batismo.