O Arcebispo de Santiago de los Caballeros, Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio, denunciou que a família sofre situações adversas, provocadas pelo secularismo e o relativismo ético, como conseqüência dos diversos fluxos migratórios internos e externos.

Em uma conferência sobre a família na nova etapa do mundo e da Igreja, ditada no 15° Encontro-Concerto Pão e Vinho, o também Presidente do Episcopado dominicano expressou que nesse quadro também influi a pobreza, a instabilidade social e "legislações civis contrárias ao matrimônio que, ao favorecer os anticoncepcionais e o aborto, ameaçam o futuro dos povos".

Depois de recordar que em algumas famílias da América Latina persiste uma mentalidade machista, ignorando "a novidade do cristianismo que reconhece e proclama a igual dignidade e responsabilidade da mulher respeito ao homem", o Prelado destacou que "as mães que querem dedicar-se plenamente à educação de seus filhos e ao serviço da família têm que gozar das condições necessárias para poder fazer e, para isso, têm direito a contar com o apoio do Estado".

Em seguida considerou que o papel da mãe é fundamental para o futuro da sociedade e que o pai, a seu lado, tem o dever de ser verdadeiramente pai "que exerce sua indispensável responsabilidade e colaboração na educação de seus filhos".

"Os filhos, para seu crescimento integral, têm o direito de poder contar com o pai e a mãe, para que cuidem deles e os acompanhem na educação de seus filhos", demarcou.

Na opinião do Arcebispo, o lucro destes objetivos passa por uma "pastoral intensa e vigorosa e promover políticas familiares autênticas que respondam aos direitos da família, como sujeito social imprescindível".

Os recursos arrecadados com o Encontro-Concerto Pão e Vinho se destinarão para cobrir os gastos das obras pastorais da Arquidiocese de Santiago de los Caballeros.