Neste domingo, milhões de equatorianos escolherão os membros da nova Assembléia Constituinte. Graças a uma iniciativa da Fundação Vida e Futuro, os votantes podem identificar aos candidatos que estão a favor e contra temas cruciais para os católicos como a defesa da vida, a família e a liberdade religiosa.

Família e Futuro estão repartindo volantes com os nomes das listas que se comprometeram a defender a vida e a família sem exceções na próxima Assembléia: o Partido Social Cristão (PSC), o Partido Renovador Institucional Ação Nacional (Prian), Uma Nova Opção (UM), Laicos Comprometidos (Laico) e Força Equatoriana (FE)

A Fundação adverte que na próxima Assembléia Constituinte se pretende reformar a Constituição para aprovar o aborto, mudar o conceito de família para permitir o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de filhos como homossexuais.

Ante estes desafios, os agrupamentos mencionados assinaram um compromisso com a Fundação no que se obrigam a defender "o inviolável e sagrado direito à vida e à dignidade da pessoa humana, desde sua concepção até sua morte natural"; proteger o matrimônio como uma instituição constituída por um homem e uma mulher; e defender a liberdade religiosa, o respeito à consciência e ao pensamento de outros.

Às cinco listas mencionadas se somou nas últimas horas o movimento oficialista Acuerdo PAÍS, mas só com sua lista de Guayas.

Sonia Crespo, diretora da Fundação, explicou que os 500 mil volantes impressos distribuídos principalmente fora dos templos de Guayaquil. Para o Arcebispo local, Dom Antonio Arregui, a iniciativa é "positiva" e deseja que "mais núcleos sociais que se dessem conta de sua responsabilidade".

Crespo explicou que a Fundação aproveita "a multidão que sai das missas, muitas vezes sem que os sacerdotes saibam, embora a outros sim pedimos permissão. Tínhamos a permissão do Prefeito para usar a via pública, menos as regiões regeneradas".

Também na Internet

Ao mesmo tempo, o site www.votaporlavida.com detalha que candidatos expressaram seu apoio à causa pró-vida e quais favorecem o aborto ou as uniões homossexuais.