O Presidente da Fundação Universitária San Pablo-CEU, Alfredo Dagnino Guerra, assinalou que "em nenhum de nossos centros se ministrará nenhuma disciplina que contradiga ou infrinja nosso princípio institucional" em clara alusão à controvertida disciplina de Educação para a Cidadania (EpC) com a qual o governo quer doutrinar em homossexualidade, feminismo e ideologia de gênero às crianças e jovens espanhóis.

Dagnino explicou que sua instituição quer "dar um passo adiante, firme e inequívoco" coerente com seu "compromisso como católicos na vida pública". Em sua opinião, o assunto da EpC "não se pode reduzir a um enfrentamento entre Igreja e Estado, mas sim é uma questão de liberdade, de consciência cívica frente à intromissão do Estado".

Para o Presidente da citada fundação, a polêmica disciplina "incide diretamente sobre a consciência moral cívica" e por seu caráter obrigatório constitui uma "agressão à liberdade de ensino e ao direito dos pais a decidir sobre a educação de seus filhos".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dagnino advertiu também da aparência ideológica da EpC e denunciou as colocações agnósticas, relativistas e de ideologia de gênero que a impregnam. "Os conteúdos não são neutros, que não se pode vender que Educação para a Cidadania seja uma ética civil comum", precisou.

Alfredo Dagnino anunciou quão medidas a Fundação Universitária San Pablo-CEU realizará em oposição a EpC: a promoção de um manifesto de intelectuais contra a disciplina, a presença do debate sobre a questão no próximo Congresso Católicos e Vida Pública e a organização de umas jornadas para tratar o tema.

A Fundação Universitária San Pablo-CEU conta com sete centros de Ensino médio distribuídos em Alicante (Colégio CEU Jesus Maria de Alicante), Barcelona (Loreto-Abat Oliba e Cardeal Spínola), Madri (Colégio CEU São Paulo Claudio Coello e Colégio CEU São Paulo Montepríncipe), Murcia (Colégio CEU São Paulo Murcia) e Valência (Colégio CEU São Paulo Valência).