O Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández, descreveu ao recentemente falecido sacerdote perito em espiritualidade da Igreja, Baldomero Jiménez Duque, como "uma das figuras gigantes da Igreja espanhola do século XX" e expressou seu desejo de que a Igreja "pudesse canonizá-lo logo".

Dom Fernández, quem em sua última carta destaca sua "intensa e profunda" relação com o especialista em teologia mística durante o Século de Ouro espanhol, assegura que "estamos ante uma das figuras gigantes da Igreja espanhola do século XX". "Pequeno de estatura, de alma grande, homem sábio e prudente, dos que ilustram a Igreja, porque são um abajur luminoso para quem se tem aproximado até ele", aponta.

Em sua missiva intitulada "Um gigante da Igreja", o Bispo destaca que como sacerdote diocesano, Jiménez Duque foi "pioneiro em viver e ensinar a identidade do sacerdote diocesano" e que como formador de sacerdotes, "gerações inteiras" deles "encontraram nele um farol luminoso em épocas de escuridão".

"Dom Baldomero abriu caminhos para que o sacerdote diocesano encontrasse a santidade no próprio ministério, e atraía a jovens sacerdotes e seminaristas inclusive em sua avançada velhice. Amou a Igreja como se ama a uma esposa, na prosperidade e na adversidade, todos os dias de sua vida", destacou Dom Fernández.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Depois de assegurar que se trata "dos melhores peritos nos autores místicos do século de ouro espanhol, sobre tudo em Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz e São João de Ávila", o prelado espanhol indica que como diretor de almas, "sintonizou e acompanhou a muitos dos Santos contemporâneos".

"Eu lhe tive por santo, e como tal fui a ele em muitas ocasiões. Nunca me defraudou. Do encontro com ele saí sempre estimulado a viver do essencial e a ter o mundo sob os pés", continua.

Por isso, conclui, "eu gostaria que a Igreja mãe pudesse canonizá-lo logo e pusesse como uma lâmpada que ilumina a todos os da Casa. A luz perpétua que brilha sobre ele poderá seguir iluminando a todos os que se aproximem dele".