O novo Santuário da Virgem de Urkupiña, que se construirá na colina de Cota em Quillacollo (Bolívia) onde se conta esta invocação, será um dos maiores da Bolívia pois albergará cerca de dois mil paroquianos, assegurou o pároco de Quillacollo, Pe. Víctor Benavente.

O início da construção do santuário dedicado à Padroeira da Integração Nacional, como foi nomeada pelo Estado boliviano, coincidirá com a celebração de "os cem anos da colocação da pedra fundamental para o início da construção de nosso templo", afirmou o presbítero.

A construção do templo começou em 1908 por iniciativa do pároco o Pe. Fructuoso Mencía. Em 1943 o Pe. Francisco Grisalho Galvarro impulsionou a culminação, dando seu estilo atual.

A Virgem de Urkupiña é uma invocação da Virgem Maria Assunta que se venera em Quillacollo, localizada a poucos quilômetros de Cochabamba na Bolívia. A festa se celebra entre 14 e 16 de agosto.

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a uma pastorzinha que estava cuidando de seu rebanho de ovelhas na colina próxima ao povoado. Ao inteirar-se do acontecido, os pais e vizinhos da menina perguntaram onde estava a Virgem. Ela respondeu em quéchua: orqopiña ("já está na colina"), daí o nome Urkupiña.