Em sua última carta pastoral, o Bispo da Gerona, Dom. Carles Soler, fez um chamado aos leigos a que assumam cada vez mais responsabilidades na Igreja posto que todos são responsáveis e protagonistas de sua missão.

“Os leigos devem ir assumindo cada vez mais responsabilidades na Igreja; nas paróquias e nas diversas organizações; não são simples espectadores nem meros consumidores, mas sim participantes e atores com direitos e deveres”, assinala Dom. Estar acostumado a sua carta semanal do próximo domingo 19 de setembro.

Em sua missiva, o Bispo anima aos sacerdotes a “trabalhar não só pelos leigos, mas também também com os leigos, promovendo uma participação ativa e responsável”. “Na Igreja todos devem ser servidores e todos devem sentir-se responsáveis”, acrescenta.

Dom. Soler assinala deste modo a abundância de sacerdotes na Igreja ao longo de muitos anos foi enriquecedora, mas também “levou a pensar que os sacerdotes, reitores e vigários som os únicos protagonistas e responsáveis pela missão e do funcionamento dos organismos da Igreja”.

”Esta não é a visão que nos oferecem as páginas do Evangelho nem a Constituição dogmática do Vaticano II. A Igreja deve ser uma comunidade fraterna em que todos devem encontrar seu lugar e o serviço que lhes corresponde em bem de outros”, aponta o Prelado.