O Presidente do Concílio Plenário da Venezuela, Dom Ovidio Pérez Morales, assinalou que no país "acontece uma coisa curiosa e que é quem recorda a época da inquisição são os que a estão aplicando", ao comentar o qualificativo de "inquisidor" que lhe imputou o Chanceler ao Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Porras.

O Prelado explicou que "inquisitorial é fechar um meio de comunicação porque não está de acordo com uma linha oficial; inquisitorial é exercer uma pressão sobre os empregados públicos para pertencer obrigatoriamente a um partido político; inquisitorial é obrigar a cerca de 10, 20, 30, 40, 50, 60% da população -a proporção é indiferente- a aceitar uma ideologia que não compartilha, um pensamento único que não quer adaptar; inquisitorial é que se trate de que se pense como o faz o dirigente oficial ou do partido oficial e isto vale para todos".

Do mesmo modo, o também Bispo Emérito de Los Teques manifestou a preocupação do Episcopado venezuelano pela proposta do Presidente Hugo Chávez de reformar a Constituição. "Os direitos humanos progrediram muito e não podemos ter uma regressão nessa matéria e essa é a preocupação que há agora com a reforma da Constituição: que não vamos como o bichinho que vai para trás", destacou.

"A Constituição é boa e sobre ela se pode trabalhar por construir um país, é um texto bastante jovem e é um bom instrumento legal para pensar no futuro do país em matéria de convivência pacifica e de liberdade", afirmou Dom Pérez.

Ao referir-se em seguida às declarações que emitiu ontem o Ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, quem insistiu aos bispos a "tirar a batina se querem falar de política", o Prelado manifestou sentir "profundamente que em um país católico como a Venezuela aconteçam estas coisas e, virtualmente, pretenda-se uma desqualificação da dirigência eclesiástica".

O Prelado explicou que Cristo constituiu a Igreja sobre os apóstolos. Os bispos são seus sucessores e têm como missão "ocupar do aspecto espiritual mas também das coisas mundanas como a malha econômica, político, social e cultural e sua missão é propiciar a fraternidade, a paz e o desenvolvimento integral de todos os povos".