O novo Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Raymundo Damasceno Assis, assegurou desde esta capital que a Igreja só deseja a paz para Cuba e que "o povo possa decidir sobre seu destino".

Em declarações à agência EFE, o também Arcebispo de Aparecida, indicou que "o que desejamos para Cuba é sempre que tiver paz, prosperidade, que o povo (…) possa decidir sobre seu destino, seu caminho na história dentro do continente latino-americano sempre procurando a integração".

Embora evitasse valorar a situação que atravessa a Ilha, indicou que "é um problema que tem que ser exposto à Igreja local, nós acompanhamos de fora (...) temos um conhecimento muito superficial, pelo menos eu que não sou um especialista em política internacional", esclareceu.

Do mesmo modo, assegurou que "a Igreja está presente em Cuba, está trabalhando. A Igreja em Cuba está viva, nas diocese se percebe, nas comunidades paroquiais", e trabalha "dentro de seu objetivo maior, que é o objetivo religioso espiritual mas com muita vida".

Durante a Assembléia Ordinária do CELAM, que pela primeira vez se realiza em Cuba, Dom Damasceno Assis foi eleito na terça-feira como novo Presidente do CELAM. Sucede no cargo ao Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago do Chile.