O Papa Bento XVI nomeou hoje o sacerdote espanhol Domingo Oropesa Lorente, do clero arquidiocesano de Toledo (Espanha), novo Bispo de Cienfuegos e o Pe. Álvaro Julio Beyra Luarca Bispo de Santíssimo Salvador de Bayamo e Manzanillo, ambos em Cuba.

Dom Oropesa Lorente nasceu em 1950 em Alcázar de San Juan, Cidade Real (Espanha). Depois de freqüentar por três anos a Faculdade de Psicologia em Barcelona, ingressou no seminário Maior Arquidiocesano de Santo Idelfonso de Toledo onde realizou seus estudos filosóficos e teológicos.

O bispo eleito foi ordenado sacerdote em 1984 para o clero da arquidiocese de Toledo. Depois de diversos serviços pastorais na arquidiocese primaz da Espanha, foi enviado em 1999 a Cuba como sacerdote "fidei donum" para a arquidiocese de Camagüey.

No momento de sua nomeação episcopal se desempenhava como pároco de Nossa Senhora do Carmen em Florida, arquidiocese de Camagüey.

A diocese de Cienfuegos tem uma superfície de 5.360 quilômetros quadrados e uma população de 485 mil habitantes, dos quais 293.600 são católicos. São 23 os sacerdotes e 37 religiosos que servem na diocese.

Por sua parte, Dom Alvaro Julio Beyra Luarca nasceu em 1945 em Camagüey. Engenheiro agrônomo de profissão, como laico foi Diretor da revista diocesana Enfoque e Presidente do Secretariado diocesano para a cultura de Camagüey. Em 1989 ingressou no Seminário Maior São Carlos e Santo Ambrosio de Havana, onde permaneceu até 1991, ano em que foi enviado à Universidade de Lovaina na Bélgica para concluir seus estudos de Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 1994 e atualmente era pároco de Nossa Senhora da Caridade de Nuevitas.

A diocese de Santíssimo Salvador de Bayamo e Manzanillo tem uma superfície de 8.362 quilômetros quadrados e uma população de 829 mil habitantes, dos quais 222 mil se declaram católicos. Conta com 13 sacerdotes e 18 religiosos.