A Ministra da Saúde e Consumo, Elena Salgado, afirmou que atualmente "choca muito" falar de eutanásia infantil na Espanha e que, por agora, as únicas políticas que se expõem nos casos de doenças incuráveis são as destinadas a "conseguir uma vida digna até o final". 

"O debate sobre a eutanásia  está se abrindo" na sociedade espanhola, afirmou Salgado considerando que ainda é cedo para tomar decisões neste âmbito.

"Acredito que nos próximos meses ou anos vamos ter uma opinião mais adequada sobre até onde quer chegar a sociedade espanhola", considerou a ministra da Saúde. “Temos que ser muito prudentes" a respeito, acrescentou.

Salgado, que se encontra na Holanda participando de uma reunião de ministros europeus de Saúde sobre o futuro do financiamento dos sistemas sanitários, indicou que “estamos, neste momento, perante o desenvolvimento de políticas que tratam de conseguir uma vida digna até o final, mais que falar da morte".

A Ministra explicou que estão sendo  dados "alguns passos" para que "as pessoas possam decidir ou intervir" na hora de decidir "como querem que seja sua última etapa na vida" e recordou que "estão-se pondo em marcha testamentos vitais" para evitar "o chamado encarniçamento terapêutico".