O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, insistiu aos bispos participantes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe a não ter medo e anunciar ao Senhor, face às dificuldades.

O Prelado alentou assim aos bispos durante a homilia com a que iniciaram os trabalhos de hoje neste importante evento eclesiástico.

Falando da leitura dos Atos dos Apóstolos, quando Paulo chega a Corinto depois do pouco êxito obtido em Atenas, Dom Saenz Lacalle recordou as palavras que lhe dirigiu o Senhor: "Não tenha medo, fala e não cale, porque eu estou contigo". "Quantos de nós necessitamos essas mesmas palavras? Diz-nos isso através da liturgia nesta assembléia", afirmou Dom Saenz.

Depois de indicar que "devemos re-evangelizar nossos países", o Arcebispo exortou a que "na Igreja o bispo e o sacerdote levem sempre a seus fiéis uma mensagem de ânimo e esperança. A missão de São Paulo nos faz refletir que por mais difícil que sejam as situações na sociedade, sempre Jesus Cristo nos alenta".

Logo depois de assinalar que "devemos encher de esperança nossos corações para que saibamos transmitir", o Prelado salvadorenho ressaltou que "a Igreja e seus ministros temos a tarefa titânica de navegar contra corrente com seus sacramentos para transformar este mundo paganizado em um mundo cristão".

"Como aos apóstolos o Senhor anuncia dificuldades e sofrimentos na tarefa apostólica mas nos promete incalculáveis alegrias. É preciso dar graças ao Senhor pela esperança em nossos corações. É um grande privilégio servir na Igreja. Participar desta assembléia supõe uma graça extraordinária", prosseguiu.

Finalmente, o Arcebispo fez votos para que Santa Maria, "invocada aqui sob o nome da Aparecida, conduza-nos pelo caminho da fidelidade a nossa vocação cristã e a grande empresa da missão continental que nos espera".