O diretor da Fundação Vida, Manuel Cruz, alertou que os partidos políticos que incluam em seu programa a distribuição gratuita da pílula do dia seguinte cairiam em corrupção,  pois tal droga não só é potencialmente abortiva mas também produz efeitos nocivos nas consumidoras.

"Há algumas opções políticas que oferecem propostas irresponsáveis. Estão-nos vendendo sexo irresponsável, quando a realidade é que a pílula do dia depois atua na maioria dos casos por um mecanismo Antiimplantatório e portanto abortivo", anotou Cruz.

O diretor da Fundação Vida explicou também as usuárias deste fármaco ingerem em uma tira "de seis a 30 vezes a quantidade de levonorgestrel que se encontra na dose diária de um anticoncepcional hormonal oral, o que o converte em uma autêntica bomba hormonal".

Adicionou que as adolescentes que utilizam a pílula "não reduzem o número de gravidezes não planejadas, possivelmente como conseqüência de assumir maiores riscos em suas relações sexuais".

Diversos candidatos se mostraram a favor de vender a varejo gratuitamente a pílula do dia seguinte em caso de obter a vitória nas Eleições Municipais e Autônomas do próximo domingo, dia 27 de maio.