O Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Héctor Miguel Cabrejos, assinalou ante os participantes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe que para impulsionar o crescimento vocacional é necessário dar à pastoral familiar uma característica transversal no trabalho de evangelização.

Na terceira jornada do evento, Dom Cabrejos também destacou que os "pobres necessitam de nossa solidariedade e proximidade em seus problemas cotidianos".

Do mesmo modo, disse que a crescente cultura de violência, é outro dos desafios mais urgentes e assinalou que os mais afetados são as crianças, as mulheres, e as pessoas indefesas a quem nega a possibilidade de uma vida digna.

Durante os sete minutos de sua intervenção também se referiu à ausência de líderes coerentes em convicções éticas e religiosas a serviço da verdade e o bem comum, e indicou que eles fazem falta no âmbito da política, a economia e a comunicação social. "Uma realidade –disse- que prejudica e/ou põe em perigo princípios cristãos e humanos em nossa sociedade".