Em sua homilia da Missa de hoje, com a qual se iniciaram os trabalhos desta jornada da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, o Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, indicou que "ontem, como hoje, o Espírito de Deus desperta nos discípulos de Jesus a coragem para anunciar os valores autênticos e a comprometer-se na resposta aos anti-valores".

Além disso, explicou o Prelado, a "forte experiência de fé, marcada pelo encontro com o Jesus vivo, leva o discípulo a transformar-se em missionário da Boa Nova".

A conversão do carcereiro de Filipos, narrada na leitura de hoje dos Atos dos Apóstolos "representa de forma sintética os passados do catecumenato que devem caracterizar o processo de iniciação cristã. À pergunta do recém convertido: O que devo fazer? Segue a exposição do Evangelho, o batismo e a comunhão eucarística que o introduzem na comunidade eclesiástica formada pelos discípulos de Jesus", indica o também Arcebispo de Mariana.

Ao falar da resposta de quem é discípulos do Senhor, o Prelado brasileiro destacou que, sendo esta suscitada pelo Espírito Santo, "não pode reduzir-se a uma simples denuncia verbal, mas sim se deve encarnar na promoção dos valores evangélicos em situações concretas da vida, e despertar o ardor missionário que impulsiona ao anúncio de Jesus Cristo, de sua pessoa e sua mensagem".