"Só da Eucaristia brotará a civilização do amor, que transformará a América Latina e o Caribe para que, além de ser o Continente da Esperança, seja também o Continente do Amor!", exclamou o Papa em discurso da sessão inaugural da V Conferência Geral

"Temos que motivar os cristãos para que participem dela ativamente e, se for possível, melhor com a família. A assistência dos pais com seus filhos à celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles. no domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado", disse o Papa.

O Santo Padre indicou que "é necessário que os cristãos experimentem que não seguem a um personagem da história passada, mas sim a Cristo vivo, presente no hoje e o agora de suas vidas. Ele é o Vivente que caminha a nosso lado, nos descobrindo o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa, entrando em nossas casas e permanecendo nelas, nos alimentando com o Pão que dá a vida. Por isso a celebração dominical da Eucaristia tem que ser o centro da vida cristã".

"O encontro com Cristo na Eucaristia suscita o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade; acordada no cristão o forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo na sociedade para que seja mais justa e humana. Da Eucaristia brotou ao longo dos séculos um imenso caudal de caridade, de participação nas dificuldades de outros, de amor e de justiça", disse Bento XVI.