Em declarações à agência AVAN, o Presidente da Comissão de Família e Vida do Arcebispado de Valência, José Enrique Pérez Asensi, afirmou que a raiz do "impulso que significou o V Encontro Mundial das Famílias (EMF) presidido pelo Papa Bento XVI" em julho de 2006, o número de matrimônios que se integraram a grupos paroquiais e movimentos na arquidiocese se triplicou com respeito aos anos anteriores.

"Aumentou de uma forma extraordinária a respeito há outros anos, até o ponto de chegar a triplicar-se", explicou Asensi à agência de notícias valenciana.

Por sua parte Inmaculada Ros, responsável pelo movimento católico Equipes de Nossa Senhora (ENS) para a Comunidade Valenciana e Murcia, referiu que o número de matrimônios que começaram a participar das atividades do ENS se triplicou; "desde setembro ingressaram cem novos casais, quando a meia cada ano de incorporações gira em torno das 35". Muitos destes matrimônios são paroquianos que expressaram, aos párocos, "seu desejo de viver a fé católica como casal e como família de uma forma mais intensa", demarcou. Os mesmos sacerdotes nos "comunicaram isso as inquietações destes fiéis e nos pediram que dessem informação e preparação para que possam integrar-se nas Equipes de Nossa Senhora", concluiu Ros.

Por sua vez Javier Ortí, Presidente da Associação Diocesana de Grupos Matrimônio Paroquiais, referiu que receberam a petição de paróquias para que acolham a novos matrimônios que querem viver mais intensamente sua fé e potencializaram outros grupos que já tínhamos tido em Bocairent u Ontinyent".

O responsável Movimento Familiar Cristão em Valência, Eduardo Osca, assinalou que paróquias e matrimônios de Cheste, Cullera ou Laje do Bispo pediram que organizassem sessões informativas para que possam incorporar-se novos casais a sua comunidade.

Também a Fraternidade Verbum Dei iniciou encontros mensais para famílias para "responder ao chamado do Papa" no Encontro Mundial de Famílias "para revitalizar o acompanhamento às famílias da Igreja". A estes encontros, que se realizam um domingo ao mês, vai "entre cinqüenta e sessenta matrimônios com seus filhos" para receber formação em temas de família e espiritualidade, além de compartilhar suas experiências, afirmou José Guasp, secretário geral da Fraternidade.

Outras Igrejas, vicarías e arciprestados da arquidiocese valenciana organizaram suas próprias equipes para a formação grupos familiares com matrimônios de suas próprias paróquias e jurisdições.