Em um dos momentos mais intensos de sua mensagem no Estádio do Pacaembu, o Papa Bento XVI assegurou aos jovens da América Latina que é possível viver em castidade com a ajuda de Cristo, alentou-os a valorizar o matrimônio e convidou a descobrir a vocação à vida consagrada.

O Papa pediu aos jovens ter "um grande respeito pela instituição do Sacramento do Matrimônio" e assinalou que "não poderá haver verdadeira felicidade nos lares se, ao mesmo tempo, não há fidelidade entre os maridos. O matrimônio é uma instituição de direito natural, que foi elevado por Cristo à dignidade de Sacramento; é um grande dom que Deus fez à humanidade, Respeitem, venerem".

O Santo Padre recordou que Deus chama os jovens "a alentar também no romance e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e de paz na medida em que saibam fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte de suas esperanças futuras".

"Repito aqui para todos vós que 'o eros quer nos conduzir além de nós mesmos, para Deus, mas por isso mesmo requer um caminho de acessos, renúncias, purificações e saneamentos' (Carta encl. Deus caritas est, (25/12/2005), N. 5). Em poucas palavras, requer espírito de sacrifício e de renuncia por um bem maior, que é precisamente o amor de Deus sobre todas as coisas", indicou.

Também pediu "resistir com fortaleça às insídias do mal existente em muitos ambientes, que lhes leva a uma vida dissoluta, paradoxalmente vazia, ao fazer perder o bem precioso de sua liberdade e de sua verdadeira felicidade. O amor verdadeiro 'procurará sempre mais a sorte do outro, preocupar-se-á cada vez mais dele, doar-se-á e desejará existir para o outro' (Ib. N. 7) e, por isso, será sempre mais fiel, indissolúvel e fecundo".

"Para isso, contam com a ajuda de Jesus Cristo que, com sua graça, fará isto possível (cf. Mt 19,26). A vida de fé e de oração lhes conduzirá pelos caminhos da intimidade com Deus, e da compreensão da grandeza dos planos que Ele tem para cada um", recordou.

Vida consagrada

O Papa mencionou especialmente aos consagrados que entregam totalmente a Deus, sob a moção do Espírito Santo" e recordou que eles "participam da missão de Igreja, testemunhando a esperança no Reino celeste ante todos os homens".

"Por isso, abençôo e invoco o proteção divina a todos os religiosos que dentro da colheita do Senhor se dedicam a Cristo e aos irmãos. As pessoas consagradas merecem, verdadeiramente, a gratidão da comunidade eclesiástica: monges e monjas, contemplativos e contemplativas, religiosos e religiosas dedicados às obras de apostolado, membros de institutos seculares e das sociedades de vida apostólica, eremitas e virgens consagradas", mencionou.

"Faço votos de que, neste momento de graça e de profunda comunhão em Cristo, o Espírito Santo desperte no coração de tantos jovens um amor apaixonado no seguimento e imitação de Jesus Cristo casto, pobre e obediente, dirigido completamente à glória do Padre e ao amor dos irmãos e irmãs", indicou.

Pedido final

Para o final de sua mensagem, o Santo Padre pediu a quão jovens não desperdicem sua juventude. Não tentem fugir dela. Vivam intensamente, consagrem aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana. Vós, jovens, não são apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente, pelo contrário: são o presente jovem da Igreja e da humanidade. São seu rosto jovem. A Igreja necessita de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja apresentar-se-ia desfigurada".

Falando em espanhol, pediu aos jovens seguir com atenção os trabalhos da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, "participem de seus debates" e rezem "por seus frutos".

"Como ocorreu com as Conferências anteriores, também esta marcará de modo significativo os próximos dez anos de Evangelização na América Latina e no Caribe. Ninguém deve ficar à margem ou permanecer indiferente ante este esforço da Igreja, e muito menos os jovens. Vós com todo direito formam parte da Igreja, a qual representa o rosto de Jesus Cristo para a América Latina e o Caribe", indicou.

"Queridos jovens, Cristo lhes chama a ser Santos. Ele mesmo convoca e quer andar com vós, para animar com Seu espírito os passados do Brasil neste início do terceiro milênio da era cristã. Peço à Senhora Aparecida que conduza, com seu auxílio materno e acompanhe ao longo da vida. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!", concluiu.

Para ler a mensagem completa visite http://www.acidigital.com/aparecida07/documento3.htm