A Banda Dominus, um grupo musical local, deu início ao encontro dos jovens com o Papa Bento XVI, no estádio do Pacaembu que se encontra totalmente cheio e que já vibra ante a pronta chegada do Vigário de Cristo.

Jovens de todo o Brasil e de outros países entre os que se podem apreciar argentinos, mexicanos e chilenos, entre outros, também chegaram até este lugar para encontrar-se com o Santo Padre. Eles têm escrito pôsteres nos que se pode ler, entre outros lemas, "A Igreja está viva" e "seja bendito sempre".

Tereza Aparecida, uma jovem paulista que leva um ano como consagrada, afirma que "este encontro é muito importante porque os jovens necessitam de um conselho da Igreja. O Papa pode ajudar aos jovens a compreender sua vocação". Por sua parte, outro jovem laico brasileiro, Alexandre Assims, comentou que "vim ver um Papa de certa, algo que provavelmente não se repita nunca. Imagino que a sensação deve ser parecida com a da comunhão, quando a gente permanece em estado de graça".

Caroline Maria, uma jovem da Brasília, assinala por sua parte que "os jovens venham e sintam o que é ser Igreja e que possam abraçar a fé e mostrar ao Brasil e ao mundo a beleza de ser jovem cristão".