Classificado como  “símbolo de fraternidade e vertebradora de uma consciência européia através dos séculos”, o Caminho de Santiago foi premiado em Oviedo com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia 2004.

Na ata do jurado, feita pública por seu presidente, Vicente Álvarez Areces, chefe do Governo asturiano, destacou-se também que o Caminho do Santiago é “lugar de peregrinação e de encontro entre pessoas e povos” e se felicitou pelo “grande acerto da decisão” que, a seu julgamento, reconhece que “é também um símbolo de convivência e de encontro entre pessoas e culturas que configuraram a Europa atual”.

Conforme se informou, desde as primeiras votações dos membros do jurado dos Príncipes de Astúrias, o Caminho de Santiago perfilou-se como a candidatura com mais possibilidades de elevar-se com o Prêmio entre as trinta e nove apresentadas.

O prêmio foi recebido por responsáveis por todas as Comunidades Autônomas pelas quais discorrem as rotas jacobéias, abertas depois do descobrimento da tumba do Apóstolo, no século IX.

Por sua vez, o Arcebispo do Santiago, Dom. Julián Bairro, destacou o sentido europeísta do Caminho ao sublinhar, seguindo a Goethe, que “a Europa nasceu peregrinando”, para argumentar que “as raízes européias se encontram no cristianismo que assentou os valores comuns de referência em todos os países membros da União Européia”.

Patrimônio Cultural da Humanidade

O Caminho do Santiago nasceu no século IX com o descobrimento dos restos do Apóstolo Santiago o Maior no bosque de Libredón, onde hoje se assenta a cidade de Santiago de Compostela.

A finalización do atual Ano Jacobeu, no próximo dia 31 de dezembro, Santiago de Compostela terá recebido seis milhões de peregrinos, uma quantidade nunca antes alcançada. A promoção e manutenção do Caminho de Santiago corre a cargo de milhares de voluntários e hospedeiros ao longo dos 800 quilômetros de rota que atravessam, principalmente, Espanha e França.

Em 1993 a UNESCO destacou a importância e a trascendência do Caminho do Santiago ao declará-lo Patrimônio Cultural da Humanidade, e dois anos depois o Conselho da Europa outorgou a distinção de Primeiro Itinerário Cultural Europeu ao Caminho.